SEO significa Search Engine Optimization (otimização de sites para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas que buscam melhorar a visibilidade de um site em mecanismos de busca como o Google, gerando aumento de tráfego, bons rankings orgânicos (não pagos) e autoridade.

As técnicas e práticas de otimização de sites para os mecanismos de busca (como Google, Yahoo e Bing), fará com que seu site fique mais visível na internet. Quanto mais próximo seu site fica dos primeiros colocados em um resultado de busca, mais ele é visto e visitado. E quando mais visto e visitado, mais negócios sua empresa fará. Assim como ganhará muito mais credibilidade ser dado como referência em determinado assunto.

 

Na gestão de otimização de sites, um dos termos que mais se destacam e definem este tipo de prática, é a encontrabilidade. As práticas de SEO têm como objetivo tornar o site de uma empresa localizável nos mecanismos de busca para determinadas palavras-chave relevantes para o negócio. Apesar de ser encontrado na internet seja um objetivo geral da publicidade, o SEO é o tipo de ação que mais de destaca nesse quesito, tendo em vista que o Google é o principal site para se procurar informações ou produtos.

Como conseguir um processo perfeito para SEO.

1 – Você, fazendo otimização de sites.
2 – Os mecanismos de busca, sendo o Google 90% das vezes.
3 – O usuário, fazendo a pesquisa.

Entenda como funciona um buscador:

Primeiramente devemos deixar claro que, mesmo com muita inteligência da classificação de resultados, os buscadores do Google são softwares de computadores. 

Os robôs de busca do Google são capazes de fazer cálculos bem complexos para reunir, comparar e tratar várias informações, mas de forma alguma é em si subjetiva. Ou seja, o Google não tem opinião, ele não encontra nada, ele apenas calcula. Apesar de serem programados por pessoas, os robôs tratarão todas as informações seguindo uma lógica algorítmica, ou seja, pré-determinada – por isso os mais de 200 fatores usados para posicionar um site que falamos anteriormente. 

O Google é bastante objetivo e matemático, porém, foi criado por pessoas com intenção particulares e subjetivas. Cabe a nós, gestão de otimização de sites entender o que essas pessoas pensam sobre um bom resultado de busca.